Sonhos


A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.

A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

TUDO BEM!

O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

Se não a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

5/12/1967 - Criação da FUNAI


Criada em substituição ao Serviço de Proteção ao índio, a FUNAI é responsável por executar políticas indigenistas, como promover a educação básica aos índios, assegurar as terras ocupadas por eles, defender seus interesses e impedir ações de garimpeiros, posseiros e madeireiros que possam colocar esses povos em risco.

5/12/1926 - Morre o pintor francês Claude Monet


Claude Oscar Monet nasceu em Paris, na França, em 1840 e, entusiasmado com a idéia de ser pintor foi para Paris com o propósito de estudar a arte, matriculando-se na Académie Suisse. No país conheceu Pissaro e Coubert que também estavam começando na pintura.

Monet precisou interromper os estudos por causa do serviço militar, mas em 1862 voltou a Paris e conheceu Bazille, Renoir e Sisley, com quem formou o grupo dos Impressionistas. Em 1874, ele e seus amigos realizam uma exposição que marca o início do movimento impressionista e o sucesso veio com o tempo.

A partir de 1907 o pintor começa a ter problemas com a visão. Com a evolução da doença suas telas tornam-se quase abstratas. Em 1923, Monet já quase cego é operado da catarata e passa a usar óculos. Em 5 de Dezembro de 1926 morre, em Giverny.

05/12/1791 | Morre o compositor Wolfgang Amadeus Mozart


Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 em Salzburgo. Estudou com Leopold Mozart, seu pai, conhecido violonista e compositor, que trabalhava na orquestra da corte do arcebispo de Salzburgo. Em 1762, Leopold começou a levar seu filho para uma turnê pelas cortes da Europa. Durante este período, compôs sonatas, tanto para clave, quanto para violino, uma sinfonia, um oratório e a ópera La Finta Semplice. Em 1769, foi nomeado Konzertmeister do arcebispado de Salzburgo e, no Scala de Milão, foi nomeado, pelo Papa, cavaleiro da Ordem da Espora Dourada. Neste mesmo ano, compôs Bastien und Bastienne, sua primeira singspiel (tipo de ópera alemã, com partes recitadas). No ano seguinte, foi encarregado de escrever sua primeira grande ópera, Mitrídates, rei do Ponto, composta em Milão. Com esta obra, consolidou sua reputação como músico

Quem inventou o helicoptero?


A primeira idéia um pouco prática de um helicóptero foi concebida primeiro por Leonardo da Vinci no século XV, mas esquecida até a invenção do avião no século XX.

Desenvolvedores como Louis Breguet, Paul Cornu, Juan la de de Cierva, Emile Berliner, e Igor Sikorsky abriram caminho para este tipo de aeronave. O primeiro voo bem-sucedido e registrado de um helicóptero ocorreu em 1907, sendo realizado por Paul Cornu, na França. Porém, o primeiro voo de um helicóptero completamente controlável foi demonstrado por Hanna Reitsch em 1937 em Berlim, Alemanha