28/11/1912 - Independência da Albânia


Albânia
Coordenadas: 41° 21' N, 19° 59' O
Republika e Shqipërisë
República da Albânia

Bandeira Brasão de armas

Lema: Ti Shqipëri më jep nder, më jep emrin shqipëtar! (Tu, Albânia, me deste honra, me deste o nome Albanês).
Hino nacional: Hymni i Flamurit
("Hino a Bandeira")


Gentílico: Albanês
Albano[1]




Capital Tirana
41° 20' 00" N 19° 48' 00" E
Cidade mais populosa Tirana
Língua oficial Albanês
Governo República parlamentar
- Presidente Bamir Topi
- Primeiro-ministro Sali Berisha
Independência da Itália e do Império Otomano
- do Império Otomano 28 de Novembro de 1912
- da Itália Na Primeira Guerra Mundial
Área
- Total 28 748 km² (139.º)
- Água (%) 4,7
População
- Estimativa de 2009 4 249 942[2] hab. (134.º)
- Densidade 123 hab./km² (63.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total US$ : 16,9 bilhões (112.º)
- Per capita US$ : 5 405 (100.º)
Indicadores sociais
- IDH (2010) 0,719 (64.º) – elevado[3]
- Esper. de vida 76,4 anos (46.º)
- Mort. infantil 19,2/mil nasc. (91.º)
- Alfabetização 99,0% (19.º)
Moeda Lek (ALL)
Fuso horário CET (UTC+1)
Cód. ISO ALB
Cód. Internet .al
Cód. telef. +355




A Albânia (em albanês: Republika e Shqipërisë) é um país europeu situado na península Balcânica, cuja capital é Tirana. Faz fronteira ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com a Macedónia, a leste e a sul com a Grécia e a oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. A língua oficial é o albanês.

Etimologia
Albânia é o nome latino medieval da região chamada Shqipëri por seus habitantes. Em grego medieval, o nome da região é Albania (grego: Αλβανία) além das variantes Albanitia, Arbanitia.

História
Ver artigo principal: História da Albânia
[editar] Antiguidade
Os primeiros habitantes recordados no território da Albânia foram os ilírios, um povo indo-europeu que habitou a área correspondente ao norte e centro da Albânia. Na parte mais ocidental do território da Albânia viveram os brígios, um povo frígio, e no sul estavam os gregos caonianos.

No começo do século VII a.C., colônias gregas se estabeleceram na costa ilíria. As mais importantes foram os apolônios, avlônios, epidamnos e lissus. A redescoberta da cidade grega de Buthrotum (hoje Butrint), um patrimônio mundial da humanidade da UNESCO, é provavelmente mais significante hoje que quando Júlio César a utilizou como depósito de abastecimento de suas tropas durante suas camapnhas no século I a.C. Ao mesmo tempo, foi considerada um posto fronteiriço sem importância, obscurecido pelos apolônios e epidamnos.

No século IV a.C., o rei ilírio Bardyllis uniu várias tribos ilírias e engajou um conflito com os macedônios no sudoeste, mas foi derrotado. Bardyllis foi sucedido por Grabos, depois por Bardyllis II, e depois por Cleitus o Ilírio, que foi derrotado por Alexandre o Grande. Depois, em 229 a.C., a rainha Teuta de Ardiaei entrou em conflito com os romanos e iniciou as guerras ilírias, as quais resultaram em derrota e no fim da independência ilíria em 168 a.C, quando o rei Gentius foi derrotado pelo exército romano.

As terras que compreendem a Albânia atual foram incorporadas pelo Império Romano como parte da província dos ilírios até acima do rio Drin, e a Macedônia Romana (especificamente como Epirus Nova). Os ilíricos foram depois divididos nas porvíncias de Dalmatia e Pannonia.

A Albânia foi o local de diversas colônias gregas, e mais tarde fez parte da província romana de Ilíria (em latim: Illyricum). Depois de ter sido conquistada por um conjunto variado de nações, foi absorvida pelo Império Otomano em 1478.

Após a primeira guerra balcânica, a Albânia declarou a independência do Império Otomano (1912), mas o país permaneceu instável. Foi ocupada pela Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Quando os italianos saíram, a resistência stalinista liderada por Enver Hoxha tomou o poder.

Até 1990, cinco anos após a morte de Hoxha, a Albânia foi um estado isolado quer do ocidente quer dos outros estados situados no outro lado da Guerra Fria, como a União Soviética e a China. Atualmente, está a ser implantada no país uma democracia de tipo ocidental. O país sofre problemas económicos e tem problemas com o crime organizado e com os refugiados do Kosovo.

Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Albânia

Imagem de satélite da Albânia.A Albânia consiste, principalmente, de terreno montanhoso ou de colinas, com a montanha mais elevada a atingir 2 753 m acima do nível do mar (Monte Korab). A maior parte do país tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes.

Além da capital, Tirana, que tem 520 000 habitantes, as cidades principais são Durrës, Elbasan, Shkodër, Gjirokastër, Vlorë e Korçë.

Nenhum comentário:

Postar um comentário